sexta-feira, abril 28, 2006

FHC É CANDIDATO CASO ALCKMIN NÃO DECOLE, DIZ TARSO

Sexta, 28 de abril de 2006, 18h20 Atualizada às 22h04

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo


O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, admitiu nesta sexta-feira que o PSDB possui bons pré-candidatos à Presidência da República e cogitou a hipótese de que, se a campanha de Geraldo Alckmin não decolar, pode haver lugar até para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como candidato. "Alckmin é bom candidato, Serra é bom candidato e o próprio FHC é bom candidato", disse.

» Lula é recebido com coro pela reeleição em encontro

Tarso participa do 13º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, que se realiza em São Paulo. No encontro, estão reunidos vários nomes da cúpula petista, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao local por volta das 17h50.

O ministro negou que Lula esteja utilizando a máquina administrativa para fazer campanha eleitoral e disse que todos os pré-candidatos dos outros partidos têm grande exposição na mídia. Como exemplo, ele citou Alckmin, Anthony Garotinho (PMDB) e Fernando Henrique.

Segundo Tarso, a campanha do PT não será uma discussão sobre ética no País, mas também sobre o futuro do Brasil em relação a uma proposta econômica e, principalmente, uma comparação de "quem governa melhor". Tarso acredita que, com esse discurso, o PT pode chegar à reeleição, por ser "superior aos outros" partidos nessa questão.

Alianças
Também presente ao encontro do PT, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, falou sobre as alianças do PT e ressaltou que o partido gostaria de uma coligação formal com o PMDB para a Presidência da República. No entanto, o partido aguarda a resolução do processo interno do PMDB pela definição sobre ter ou não candidato próprio.

O principal motivo alegado por Dulci para unir-se ao PMDB é que o PT não gostaria de fazer uma aliança somente com a esquerda, com partidos como PSB e PCdoB. Segundo ele, isso seria muito radical para poder governar o País.

Helena - Blog Os Amigos do Presidente Lula - http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com

Redação Terra

ARCANJO VAI APRESENTAR LISTA DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS DOMINGO NO FANTÁSTICO

28/04/2006 - 08h46

Rubens de Souza
24 horas News


É Fantástico! O slogan que há 30 anos se tornou marca registrada aos domingos a noite, na TV Globo, promete ser mais do que fantástico neste domingo. É que uma equipe da emissora carioca esteve na última quinta-feira em Cuiabá. A reportagem não será sobre o Pantanal, muito menos sobre a floresta amazônica. Desta vez a matéria que promete bater todos os recordes de audiência em Mato Grosso será com o presidiário João Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia do bicho no Estado e acusado de ter mandado matar muita gente, entre elas o dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão. Na entrevista, Arcanjo antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários que promete apresentar à Polícia Federal dia 5 de maio. Cita nomes, todo o esquema que envolvia o envio de propinas aos políticos e fala em Deus.

No encontro com o Fantástico, Arcanjo abre o jogo, fala dos empréstimos que fez para políticos e empresários mato-grossenses. Cita nomes e assegura que todos estes ainda lhe devem os empréstimos feitos, principalmente referentes às campanhas de 1998 e 2002.

Sem o uniforme de presidiário e dando entrevista na sala da administração do presídio, João Arcanjo fez questão de esclarecer que não mandou matar o empresário Sávio Brandão, que não tem nada a ver com o caso.

Mas o assunto mais bombástico da entrevista foi mesmo quando o repórter lhe perguntou sobre o esquema de empréstimo de dinheiro nas campanhas políticas de 1998 e 2002 e os políticos que foram beneficiados com a sua ajuda financeira.

Tranqüilo, com um sorriso sarcástico, Arcanjo não poupou ninguém. Citou os nomes de vários políticos que estão se preparando para as eleições de 2006 e que são considerados bons de votos.

Policiais que acompanharam a entrevista disseram ao site 24 Horas News que ficaram surpresos com os nomes dos políticos citados por Arcanjo. “É gente da alta. Político famoso. Tem empresário que se diz poderoso. Um esquema incrível de poder e bajulação”, disse um dos policiais não conseguindo conter a surpresa do conteúdo da entrevista que vai ao ar domingo no Fantástico.

Arcanjo falou também do chamado “Esquema tucano”, o já conhecido empréstimo de dinheiro para a campanha tucana de 1998 e 2002 e que acabou em investigação da Polícia Federal em 2004 com a apreensão de computadores nos escritórios políticos do ex-governador Dante de Oliveira e no Diretório Estadual do PSDB.

O ex-capo do jogo do bicho, comendador João Arcanjo Ribeiro não se curvou a contar a história. Confirmou tudo que havia sido declarado em juízo por Nilson Teixeira, seu ex-contador e que também cumpre pena. Contou tudo, deu detalhes, mas segundo o policial que acompanhou a entrevista, o chefão inocentou o ex-governador Dante de Oliveira, embora tivesse citado que as negociações de empréstimos foram feitas em uma secretaria de Estado no governo do PSDB em Mato Grosso.

Os advogados de Arcanjo preteriram a imprensa regional. Apesar dos três maiores jornais e TVs de Cuiabá terem solicitado entrevista com o bicheiro, inclusive com autorização judicial em mãos, Arcanjo preferiu falar apenas para a Rede Globo.

Ao final da entrevista que foi recusada para os três jornais de Cuiabá e para as principais emissoras de rádio e TV da cidade, Arcanjo, sorrindo aproveitou para dizer que confia na justiça, falou muito de religião, disse que tem Deus em seu coração e mandou beijos para sua família.

A entrevista que foi negada aos veículos de comunicação de Cuiabá, mas que vai ao ar no Fantástico é aguardada com expectativa, com muito nervosismo por parte da classe política e empresarial que se acostumaram ao recebimento de dinheiro fácil de Arcanjo. As drogarias e farmácias de Cuiabá estão ampliando os estoques de calmantes. Os hospitais da cidade estão se preparando para receber após o programas pessoas que tiverem seus nomes citados com pressão alta e infarto. O programa jornalístico da Globo será mesmo de arrepiar os cabelos, será Fantástico!

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=176088


PSDB ESTUDA POSSIBILIDADE DE IMPEDIR EXIBIÇÃO DE ENTREVISTA DE ARCANJO

Da Redação, 28/04/2006 - 17:14h

Insistentes rumores nos bastidores políticos e jurídicos de Cuiabá dão conta de que os dirigentes do PSDB em Mato Grosso estariam estudando a possibilidade de recorrer à Justiça para impedir a veiculação da longa entrevista que o bicheiro João Arcanjo Ribeiro concedeu ao repórter Eduardo Faustine, da equipe do programa “Fantástico” e que está tendo a sua exibição anunciada para domingo.

De acordo com uma fonte do Olhar Direto não existe unanimidade da cúpula do PSDB local quanto ao procedimento. Os que defendem o apelo à Justiça garantem que o depoimento de Arcanjo, caso se dê nos parâmetros já divulgados pela imprensa, pode trazer graves prejuízos à legenda tucana e ao seu esforço para recuperar espaço no universo político de Cuiabá.

Os que combatem a idéia, todavia, argumentam que o recurso à Justiça é um “feitiço que pode se voltar contra o feiticeiro”. Para esses tucanos, qualquer movimentação no sentido de impedir a exibição da reportagem pode ampliar de forma incalculável a curiosidade do público em torno da matéria, fazendo com que o PSDB apareça como vilão na estória. A vitória com uma liminar, agora, se traduziria em tragédia caso este recurso venha a ser derrubado nos próximos dias, argumentam ainda estes tucanos.

O fato é que a expectativa em torno da reportagem é crescente, em Cuiabá, Mato Grosso e pelo Brasil afora, e as reuniões e negociações entre os tucanos e seus assessores jurídicos se desdobram desde a quinta-feira.

De acordo com o que já transpirou para a imprensa, Arcanjo, na entrevista que será exibida pelo “Fantástico” antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários aos quais teria financiado durante as atividades de suas factorings em Mato Grosso. Ele teria citado diversos políticos ligados ao PSDB, além de insistir que não teve qualquer participação no assassinato do empresário Sávio Brandão, da “Folha do Estado”.

As factorings eram autorizadas a financiar campanhas e pagar uma espécie de mensalão a parlamentares, à época chamada de "merenda". Mais do que ninguém, Arcanjo sabe como e quem "captava" dinheiro em suas factorings mediante um esquema que envolvia repasses extra-duodécimo e órgãos públicos. O outro que sabe muito é Nilson Roberto Teixeira, que decidiu ficar calado diante seu direito constitucional.

Arcanjo já antecipou que de fato emprestava, mas nunca se preocupava com o destino do montante emprestado. Outra coisa era certa: ele recebia tudo de volta com o devido pagamento de juros. Calote de político era inaceitável no grupo criminoso comandado por Arcanjo, que mandava e desmandava em órgãos públicos, poderes e instituições desde o governo Júlio Campos e que ganhou mais fôlego na gestão de Dante de Oliveira.

Os repasses extra-duodécimo para a Assembléia Legislativa fizeram a festa de muitos políticos e eram autorizados pelo então governador Dante de Oliveira e pelo secretário de Fazenda, Valter Albano, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ainda estariam na lista de devedores, oficiais PMs, delegados de polícia, donos de empresas de comunicação, parlamentares, magistrados, empresários e uma gama de malfeitores que se locupletavam do poderio de Arcanjo na época do período de ouro do crime organizado.

Jornal Olhar Direto - Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=311005&sec=8


DESESPERADOS

Da Redação, 28/04/2006 - 15:42h

Apesar de fontes ligadas ao ex-chefe do crime organizado, João Arcanjo Ribeiro, garantirem que nada bombástico tenha sido revelado, o tucanato está desesperado em Brasília tentando uma liminar para barrar a apresentação do material produzido pela equipe do programa Fantástico. Pelo menos é o que comentam as bocas de Matilde.

Jornal Olhar Direto - Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=310951&sec=13

ARCANJO "RELAX"

Da Redação, 28/04/2006 - 15:30h

Fontes ligadas ao ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro garantem que ele não vai atrapalhar a vida dos políticos mato-grossenses, embora aparente isso. “Ele [Arcanjo] sabe que querem usá-lo para pegar estes políticos. E para este préstimo ele não servirá”. Conforme informações, ele vai apenas “simular” que está colaborando com a Justiça ao confirmar todas as denúncias feitas pelo ex-contador da Vip Factoring, Nilson Teixeira, mas não acrescentará novidades.

Jornal Olhar Direto - Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=310951&sec=13


23/04/2006 - 16h46

LISTA POLÍTICA DE "ARCANJO" FICA PARA SER REVELADA EM 5 DE MAIO

Rubens de Souza
24 horas News


Esta segunda-feira seria o dia D para muitos políticos mato-grossenses. É que o comendador e hoje morador ilustre da Penitenciária do Pascoal Ramos João Arcanjo Ribeiro ficou de depor, mas o delegado que acompanha o caso teve que viajar, e o depoimento bombástico passou para o dia 05 de maio. O depoimento seria nesta segunda às 10h , a lista de nomes de políticos e ex-políticos, todos considerados bons de votos, que até hora não lhe pagaram os generosos empréstimos feitos durante as campanhas políticas de 1998 e 2002. O final da noite deste domingo e a manhã desta segunda-feira, até a divulgação da lista, se ela realmente for apresentada, vai ser de insônia e muita dor de cabeça.

O ex-bicheiro João Arcanjo seria ouvido em sua cela pelo delegado federal Tony Jean Barbosa de Castro. Esta será a terceira vez que a Polícia Federal vai tentar tirar do ex-capo do crime organizado em Mato Grosso informações que podem acabar com a carreira política de muita gente. Da última vez, há duas semanas, o comendador, de forma bastante descontraída disse que iria colocar em um caderno os nomes de cada um dos políticos que foram contemplados como vultuosas somas durante as últimas campanhas e que até hoje se esqueceram de lhe pagar, com juros e correção monetária a gentil colaboração.

Na audiência realizada dia 12, o advogado de Arcanjo Zaid Arbid disse que seu cliente precisava ter acesso aos documentos que foram periciados pela Policia Federal. Diante disso, a PF tratou de xerocar a vasta documentação envolvendo vários destes empréstimos e cópias de cheques. Arcanjo passou estas duas semanas envolto a toda a documentação, lendo, relendo e, certamente, relembrando como foram realizadas todas as operações de empréstimo. Espera-se que o prazo dado pelo próprio presidiário para apresentar a lista, Arcanjo não tenha mais um lapso de memória e divulgue tudo o que aconteceu nas duas últimas eleições. Pouca gente acredita que esta lista será mesmo divulgada.

Neste final de semana os advogados de João Arcanjo Ribeiro disseram que seu cliente está disposto a falar sobre os negócios com o mundo político. Segundo Zaid Arbid, o advogado mais próximo ao comendador, Arcanjo aguarda com ansiedade para falar nos inquéritos da Polícia Federal que apura crimes eleitorais e divulgar a tão esperada lista.

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=175517

23/04/2006 - 16h49

LISTA DE ARCANJO DEVE CAIR COM UMA BOMBA ATÔMICA NO MEIO POLÍTICO MATO-GROSSENSE

Rubens de Souza
24 horas News


Desde sua prisão no Uruguai, João Arcanjo Ribeiro sempre pautou pelo silêncio. Em Cuiabá, desde seu retorno optou em não falar nada em todas as audiências a que compareceu em juízo. Mas parece que na questão do financiamento das campanhas eleitorais de 1998 e 2002, o ex-capo do crime organizado no Estado vai mostrar uma postura totalmente diferente, algo que era considerado como uma possibilidade zero pelos políticos do Estado.

Se Arcanjo realmente cumprir a promessa e abrir o “bico” políticos que foram beneficiados com o dinheiro do crime organizado nas eleições de 1998 e 2002 estarão jogando a pá de cal em seus planos na vida pública para o resto da vida.

No meio policial dizem que Arcanjo está inconformado com o fato de ter sido abandonado pelos políticos que tanto ajudou nas duas últimas eleições. Além disso não abre mão de receber os generosos empréstimos financeiros que fez a estes políticos. Assim, revoltado, a “malhação de Judas” promete ser grande. Por isso, muitos políticos estão com suas “ barbas na mão”.

As acusações de Arcanjo devem cair como um bomba no colo do PSDB e, principalmente do ex-governador Dante Martins de Oliveira e do senador Antero Paes de Barros, dois caciques da política estadual e que são acusados de terem sido os maiores beneficiados nas últimas eleições.

A PF em uma de suas operações contra o crime organizado em Mato Grosso, em 2004, encontrou no escritório da VIP Facotoring, empresa conhecida como “lavadeira” do dinheiro sujo de Arcanjo, um computador que mostra que o PSDB movimentou em 2002 R$ 240 mil com Arcanjo. Dizem que este valor é bem maior e pode chegar a uma cifra próxima aos R$ 10 milhões, dinheiro que o ex-capo quer reaver custe o que custar.

Nas investigações da Polícia Federal contra o crime organizado existem 16 inquéritos. E se realmente Arcanjo resolveu falar tudo o que sabe a reviravolta política no Estado será grande. Dizem que haverá uma revoada intenso nos céus de Cuiabá, com muita gente desistindo de disputar qualquer pleito eleitoral.

O dia “D” será nesta segunda-feira, às 10h

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=175518

26/04/2006 - 22h43

TRF AFASTA JUIZ JULIER DOS PROCESSOS CONTRA JOÃO ARCANJO RIBEIRO

Redação 24HorasNews

A segunda Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou hoje, por quatro votos a um, a liminar concedida em Mandado de Segurança que afastou o Juiz Federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, da condução dos processos em que figura como réu João Arcanjo Ribeiro, o "Comendador".

Os desembargadores federais da 2ª Seção determinaram que o juiz Julier Sebastião da Silva remeta ao TRF os autos da Exceção de Suspeição para o seu devido julgamento. Enquanto isso, será responsável pela condução dos processos o juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Marcus Alves Tavares.

Também foi julgado extinto o processo que trata da custódia e extradição de João Arcanjo Ribeiro, sem julgamento do mérito, por perda do objeto. Isso, em razão de o juiz federal em Mato Grosso ter revogado a sentença que, anteriormente, havia proferido e que determinava a custódia do extraditando por agentes da Polícia Federal em presídio estadual ou, alternativamente, na Superintendência da Polícia Federal no Estado.

A União Federal impetrou mandado de segurança contra a sentença, ora revogada, do juiz, alegando que João Arcanjo teria de permanecer em presídio de segurança máxima, conforme entendimento da Superintendência da Polícia Federal de Mato Grosso.

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=175936

ARCANJO VAI APRESENTAR LISTA DE POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS DOMINGO NO FANTÁSTICO

É Fantástico! O slogan que há 30 anos se tornou marca registrada aos domingos a noite, na TV Globo, promete ser mais do que fantástico neste domingo. É que uma equipe da emissora carioca esteve na última quinta-feira em Cuiabá. A reportagem não será sobre o Pantanal, muito menos sobre a floresta amazônica. Desta vez a matéria que promete bater todos os recordes de audiência em Mato Grosso será com o presidiário João Arcanjo Ribeiro, o capo da máfia do bicho no Estado e acusado de ter mandado matar muita gente, entre elas o dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão. Na entrevista, Arcanjo antecipa a apresentação da lista de influentes políticos e empresários que promete apresentar à Polícia Federal dia 5 de maio. Cita nomes, todo o esquema que envolvia o envio de propinas aos políticos e fala em Deus.

No encontro com o Fantástico, Arcanjo abre o jogo, fala dos empréstimos que fez para políticos e empresários mato-grossenses. Cita nomes e assegura que todos estes ainda lhe devem os empréstimos feitos, principalmente referentes às campanhas de 1998 e 2002.

Sem o uniforme de presidiário e dando entrevista na sala da administração do presídio, João Arcanjo fez questão de esclarecer que não mandou matar o empresário Sávio Brandão, que não tem nada a ver com o caso.

Mas o assunto mais bombástico da entrevista foi mesmo quando o repórter lhe perguntou sobre o esquema de empréstimo de dinheiro nas campanhas políticas de 1998 e 2002 e os políticos que foram beneficiados com a sua ajuda financeira.

Tranqüilo, com um sorriso sarcástico, Arcanjo não poupou ninguém. Citou os nomes de vários políticos que estão se preparando para as eleições de 2006 e que são considerados bons de votos.

Policiais que acompanharam a entrevista disseram ao site 24 Horas News que ficaram surpresos com os nomes dos políticos citados por Arcanjo. “É gente da alta. Político famoso. Tem empresário que se diz poderoso. Um esquema incrível de poder e bajulação”, disse um dos policiais não conseguindo conter a surpresa do conteúdo da entrevista que vai ao ar domingo no Fantástico.

Arcanjo falou também do chamado “Esquema tucano”, o já conhecido empréstimo de dinheiro para a campanha tucana de 1998 e 2002 e que acabou em investigação da Polícia Federal em 2004 com a apreensão de computadores nos escritórios políticos do ex-governador Dante de Oliveira e no Diretório Estadual do PSDB.

O ex-capo do jogo do bicho, comendador João Arcanjo Ribeiro não se curvou a contar a história. Confirmou tudo que havia sido declarado em juízo por Nilson Teixeira, seu ex-contador e que também cumpre pena. Contou tudo, deu detalhes, mas segundo o policial que acompanhou a entrevista, o chefão inocentou o ex-governador Dante de Oliveira, embora tivesse citado que as negociações de empréstimos foram feitas em uma secretaria de Estado no governo do PSDB em Mato Grosso.

Os advogados de Arcanjo preteriram a imprensa regional. Apesar dos três maiores jornais e TVs de Cuiabá terem solicitado entrevista com o bicheiro, inclusive com autorização judicial em mãos, Arcanjo preferiu falar apenas para a Rede Globo.

Ao final da entrevista que foi recusada para os três jornais de Cuiabá e para as principais emissoras de rádio e TV da cidade, Arcanjo, sorrindo aproveitou para dizer que confia na justiça, falou muito de religião, disse que tem Deus em seu coração e mandou beijos para sua família.

A entrevista que foi negada aos veículos de comunicação de Cuiabá, mas que vai ao ar no Fantástico é aguardada com expectativa, com muito nervosismo por parte da classe política e empresarial que se acostumaram ao recebimento de dinheiro fácil de Arcanjo. As drogarias e farmácias de Cuiabá estão ampliando os estoques de calmantes. Os hospitais da cidade estão se preparando para receber após o programas pessoas que tiverem seus nomes citados com pressão alta e infarto. O programa jornalístico da Globo será mesmo de arrepiar os cabelos, será Fantástico!


TUCANOS EM PÂNICO

Uma grande expectativa cerca a exibição, neste domingo, dia 30, da entrevista exclusiva que a equipe do “Fantástico”, da Rede Globo,de Televisão gravou com o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, sempre apontado como chefe do crime organizado em Mato Grosso. Informações de um policial que acompanhou a entrevista dão conta de que Arcanjo, em sua fala, reforçou as informações já prestadas à Justiça Federal por seu antigo tesoureiro, Nilson Teixeira, dando conta de volumosos repasses feitos por suas factorings a figuras de proa da administração do PSDB, que governou Mato Grosso, no período de 1994 a 2002. A entrevista foi produzida e conduzida pelo jornalista Eduardo Faustine, o afamado “repórter sem rosto” das Organizações Globo, que vem acompanhando o caso de Arcanjo desde a deflagração da Operação Arca de Noé.

Homem religioso

A entrevista do “comendador” Arcanjo foi gravada na tarde de quinta-feira, em uma das salas de administração do presídio Pascoal Ramos, em Cuiabá. Arcanjo conseguiu permissão especial dos responsáveis por sua guarda e, antes da entrevista, tirou o uniforme de presidiário que costuma usar. Muito à vontade diante das câmeras, negou que tenha mandado matar o empresário Sávio Brandão, diretor do jornal “Folha do Estado”, que fazia cerrada cobertura das práticas da organização criminosa que ele comandava.

Repetindo a atitude de Suzane von Richthofen, Arcanjo aproveita a aparição no “Fantástico” para falar muito em religião, dizer que tem Deus no coração e conta com a sua misericórdia. O bicheiro aproveitou também para mandar beijos para a família e aparentar arrependimento com relação às suas antigas atividades.

Caixa 2 do PSDB

Arcanjo fala no “Fantástico” sobre caixa 2 em MT

Em seu depoimento, todavia, Arcanjo teria se mostrado implacável com relação aos investimentos que teria feito em apoio a determinadas figuras de destaque da política de Mato Grosso. Confirmou as informações já fornecidas à Justiça Federal de que políticos e administradores ligados ao governo do PSDB, em Mato Grosso, continuam tendo enormes dívidas para saldar junto às empresas de factoring que administrava.

Sempre de acordo com as informações que o policial que acompanhou os depoimentos vazou para a imprensa de Mato Grosso, Arcanjo teria detalhado operações financeiras que realizou com a Assembléia Legislativa e algumas secretarias do governo tucano.
A verdade das declarações, todavia, só será conhecida no domingo à noite.

Helena – Blog Os Amigos do Presidente Lula – http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com

Catarine Silva/ Da Redação, 27/04/2006 - 12:51h

O EX-BICHEIRO JOÃO ARCANJO RIBEIRO SERÁ OUVIDO PELOS INTEGRANTES DA CPI (COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO) DOS BINGOS DEPOIS DO PRÓXIMO DIA 5, NO PRESÍDIO PASCOAL RAMOS, EM CUIABÁ. O OBJETIVO É INVESTIGAR O SEU POSSÍVEL ENVOLVIMENTO NO ASSASSINATO DO EX-PREFEITO DE SANTO ANDRÉ (SP) CELSO DANIEL, OCORRIDO EM JANEIRO DE 2002.


Segundo o presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), não seria viável levar Arcanjo até Brasília por conta do esquema de segurança necessário para a escolta. "O comendador tem vínculos com casas de jogos de azar e, com certeza, tem muito a dizer. Será importante e esclarecedor se o comendador resolver falar", disse.

Os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Wellington Salgado (PMDB-MG), Sibá Machado (PT-AC), Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) e Álvaro Dias (PSDB-PR) participam da comissão.

Nos próximos dias, a comissão entrará em contato com o secretário de Estado de Segurança Pública e Justiça, Célio Wilson de Oliveira, e com o juiz responsável para acertar detalhes da oitiva, que deve acontecer entre 5 e 26 de maio. A previsão inicial era para o dia 17.

O requerimento de convocação de Arcanjo é do senador Tião Viana (PT-AC). A CPI dos Bingos investiga a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado.

Arcanjo é peça-chave para esclarecer um esquema de lavagem de dinheiro no Estado usando repasse extra-duodécimo para o Poder Legislativo e empresas fantasmas para financiar campanhas eleitorais do PSDB e aliados, principalmente, as campanhas dos tucanos em 2002 e em 1998.

Em outra vertente, Arcanjo poderá explicar como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro pela conexão Uruguai, utilizando o Banco de Boston e o Deustech Bank, com off shore como a Avyeron.

http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=310628&sec=8


27/04/2006

De Enock Cavalcanti/De Brasilia

ARCANJO SERÁ OUVIDO POR CPI E PODE FALAR DE CAIXA 2

Brasília - Um grupo formado por integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos irá à Cuiabá ouvir o depoimento de João Arcanjo Ribeiro, conhecido como Comendador Arcanjo. Ele é acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso. O objetivo é investigar o seu possível envolvimento no assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, ocorrido em janeiro de 2002. Podem surgir também, todavia, revelações quanto ao envolvimento do bicheiro com a sustentação de Caixa 2 para os tucanos do PSDB nas eleições passadas, conforme inquéritos que correm no âmbito da Justiça Federal em Mato Grosso.

O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que a comissão foi formada por causa da dificuldade em transferir Arcanjo para Brasília. Segundo ele, a expectativa é que já na próxima semana a comissão viaje à Cuiabá. "O comendador tem vínculos com casas de jogos de azar e, com certeza, tem muito a dizer. Será importante e esclarecedor se o comendador resolver falar", disse.

A comissão será presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). Também participam os senadores Sibá Machado (PT-AC), Wellington Salgado (PMDB-MG), Leomar Quintanilha (PCdoB-TO), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS).

Com informações da Agência Brasil

Jornal De Brasília http://www.debrasilia.com/noticia_click.php?cod_noticia=3582

ERRO HISTÓRICO

Da Redação, 27/04/2006 - 03:16h

O TRF cometeu o que a sociedade civil organizada chama de erro histórico ao afastar ou proibir o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, de conduzir nenhum processo em que figura como réu o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, de 57 anos, conhecido em Mato Grosso como o ´Comendador Arcanjo´. Detalha: Arcanjo ainda é o chefe do crime organizado em Mato Grosso e um dos cabeças das organizações criminosos no Brasil com essa decisão.

Os nobres membros do TRF nada sabem de Mato Grosso e sobre papel de Arcanjo no processo político e histórico de Arcanjo no Estado. A decisão fere de morte o bom Direito. Este site sempre tem se pautado em defender a sociedade de todos os abusos e dos crimes cometidos pela trupe de João Arcanjo.

Já falamos aqui e repetimos: o desembargador federal Tourinho Neto não tem condições de julgar nenhuma ação dos acusados pela dupla Julier-José Pedro Taques, que acabaram com a farra do boi da turma comandada por Arcanjo.

Tourinho Neto é, de fato, suspeito de julgar qualquer petição ou recurso do crime organizado contra Julier ou Taques, pois todos os advogados desta facção criminosa já descobriram que ele tem algo contra Julier ou tem simpatia pela causa do direito dos criminosos.


Jornal Olhar Direto – Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=310469&sec=13

Grifo meu em 27/04/2006 – Será que nisso tem o dedo de algum senador que conhecemos ?


OPORTUNISMO

Da Redação, 27/04/2006 - 10:25h

Ao abraçar a causa do agronegócio, o senador tucano Antero Paes de Barros fez uma jogada de mestre que lhe renderá muita, muita publicidade gratuita. E ainda favorável. Antero já pode por Mentor e Júlier pra escanteio. Ontem o Jornal Nacional, da Rede Globo, já deu um empurrão ao repercutir a manifestações dos produtores rurais no interior do Estado. Estranho mesmo foi o senador Jonas Pinheiro (PFL), representante histórico do segmento, não vincular sua imagem à manifestação.

Jornal Olhar Direto - Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=310569&sec=13

TRF AFASTA JULIER

Juiz Julier. Aquele mesmo que, na CPI dos Bingos, fez graves acusações contra o senador Antero Paes de Barros sobre o envolvimento deste com o Comendador Arcanjo e quase saíram no tapa e a sessão foi interrompida.


Desembargadores federais acataram pedido de suspeição do magistrado; transferência para Brasília foi negada

NATACHA WOGEL
Da Reportagem


Os desembargadores federais da 2ª seção do Tribunal Regional Federal (TRF) em Brasília decidiram ontem afastar definitivamente o juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, de todos os processos em que o bicheiro João Arcanjo Ribeiro é réu. Com quatro votos a favor e um contra, a 3ª Turma do TRF decidiu confirmar a liminar concedida pelo desembargador Tourinho Neto ao mandado de segurança impetrado pela defesa de Arcanjo que afastou o magistrado, em 13 de março, de três processos em que o bicheiro é réu.

Na 2ª seção de ontem também foi extinto o processo movido pela União contra a decisão de Julier da Silva de manter João Arcanjo custodiado em Mato Grosso. Ainda em fevereiro, a União entrou com um mandado de segurança pedindo que a sentença proferida pelo magistrado fosse revista e que Arcanjo fosse mantido na carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília. A extinção do processo aconteceu em virtude do fato de que Julier havia revogado sua decisão sobre a permanência de Arcanjo no Pascoal Ramos, sob a custódia de policiais federais.

Os desembargadores também determinaram que os processos existentes contra o bicheiro na 1ª Vara Federal de Mato Grosso fiquem sob a responsabilidade do juiz substituto, Marcos Alves Tavares. Além disso, o processo de exceção de suspeição apresentado contra o titular da 1ª Vara Federal do Estado pela defesa de Arcanjo, julgado pelo magistrado transitado em julgado em 23 de março passado, também deverá ser remetido ao TRF para receber “o devido julgamento”, como consta no texto apresentado pela assessoria de imprensa do órgão.

Conforme o advogado de Arcanjo, Zaid Arbid, que acompanhou a seção em Brasília, o desembargador Tourinho Neto, relator do processo, disse que o magistrado era parte no processo e, por isso, não poderia julgar a si mesmo. Em virtude disso, determinou que os autos do processo fossem remetidos ao Tribunal.

A exceção de suspeição movida contra Julier teve como ponto de partida comentários feitos pelo magistrado durante seu depoimento na CPI dos Bingos, em fevereiro deste ano, em que disse conhecer há muitos anos a fama que Arcanjo tinha no Estado, de ser o chefe do crime organizado. “Notou-se uma ênfase por parte do relator na leitura das passagens do depoimento do doutor Julier na CPI, principalmente quando falou do tempo que ele fazia segundo grau e quando ele mencionou a idade dele atual”, comparou o advogado do bicheiro.

Sobre a impossibilidade da transferência de Arcanjo para a sede da PF em Brasília, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Célio Wilson de Oliveira, disse que existem outras alternativas para onde remover o bicheiro, que estão sendo estudadas, entre elas o presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (SP) e o presídio federal de Campo Grande (MS), que deve ser inaugurado em junho. Mas o secretário também informou que terá que aguardar a realização das audiências já agendadas para Arcanjo para que alguma estratégia seja colocada em prática. “O que temos que fazer agora é aguardar e negociar com a Justiça”, ponderou Oliveira. O pedido da União para que Arcanjo fosse albergado em Brasília foi elaborado a pedido da superintendência do órgão em Mato Grosso, alegando que o Estado não dispõe de cárcere federal e nem efetivo para fazer a guarda do bicheiro.

O juiz Julier Sebastião foi procurado pelo Diário, mas não retornou às ligações da reportagem.

Jornal Diário de Cuiabá

ABAIXO ALGUNS COMENTÁRIOS DE ASSINANTES DO JORNAL DIÁRIO DE CUIABÁ SOBRE A MATÉRIA ACIMA:


Data: 27/04/2006 13:16
Nome: Azer Machado
Email: azer.mac@terra.com.br
Profissão: op. financeiro
Localidade: Cuiabá/MT

Puxa vida! será que esse tal TOURINHO NETO (juiz federal) vai continuar defendendo criminosos e ninguém vai fazer nada. ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!


Data: 27/04/2006 12:26
Nome: solange
Email: solange_oliveira@yaoo.com.br
Profissão: Adm
Localidade: Cuiabá/MT

Concordo plenamente com o Sr. Antonio, cada dia me decepciono mais com as atitudes desse sr. Tourinho e outros no que tange a proteção de bandidos e não de cidadãos de bem.

Não desanime Dr. Julier, continue fazendo o que sempre de melhor tem feito, ou seja,lutando em favor de uma sociedade mais justa, colocando quem deve atrás das grades.

Fique firme, como disse o Sr. Antonio, perdemos uma batalha e não a guerra.

Solange


Data: 27/04/2006 11:36
Nome: marcio
Email: lll@sdddjj
Profissão: policial
Localidade: Cuiabá/MT

Julier nunca deveria se afastado porque só ele conhece o caso e o próprio criminoso.


Data: 27/04/2006 00:46
Nome: jefferson rondon de souza
Email: jeffersonrondoncuiaba@yahoo.com.br
Profissão: representante comercial
Localidade: Cuiabá/MT

na minha humilde opinião acho que quem deveria ser afastado,não só deste caso +sim do poder judiciario é o sr:excelentcimo Tourinho Neto,pois ao se falar de maus elemetos endinheirados pode se saber T Neto esta lá,acho que já passou da

hora deste elemento ser investigado a fundo>


Data: 27/04/2006 00:39
Nome: Antonio Carlos
Email: acm@bol.com.br
Profissão: aposentado
Localidade: Cuiabá/MT

Infeslismente no Brasil o crime organizado é mais forte que as instituições... é isso me preocupa muito... Pois as pessoas nunca vão entender que no direito brasileiro??? um criminoso como arcanjo tem mais respaldo da justiça do que um juiz serio e competente como o Doutor Julier que amedrontou as instituições mafiosas de Mato Grosso mandando muita gente grauda para a cadeia. Julier é um exemplo para magistrados covardes e puxa-sacos que habitam os sultuosos palacios e atendem apenas os interesse dos poderosos. Valeu Julier, perdemos a luta, mas não a batalha.

27/04/2006 - 14h03

CPI DOS BINGOS VIRÁ À CUIABÁ PARA INVESTIGAR MORTE DE CELSO DANIEL

Redação 24HorasNews

Um grupo formado por integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos virá à Cuiabá ouvir o depoimento de João Arcanjo Ribeiro, conhecido como Comendador Arcanjo. Ele é acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso. O objetivo é investigar o seu possível envolvimento no assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, ocorrido em janeiro de 2002.

O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse que a comissão foi formada por causa da dificuldade em transferir Arcanjo para Brasília. Segundo ele, a expectativa é que já na próxima semana a comissão viaje para Cuiabá. "O comendador tem vínculos com casas de jogos de azar e, com certeza, tem muito a dizer. Será importante e esclarecedor se o comendador resolver falar", disse.

A comissão será presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP). Também participam os senadores Sibá Machado (PT-AC), Wellington Salgado (PMDB-MG), Leomar Quintanilha (PCdoB-TO), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS).

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=176015

16/02/2006 - 13h45

JUIZ LIGA EMPRESÁRIO EM CUIABÁ COM O CRIME ORGANIZADO DE MT

Redação 24HorasNews

A Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos ouve hoje o procurador da República em São Paulo José Pedro Taters e o juiz da 1ª Vara Federal de Cuiabá, Julier Sebastião da Silva.

Os dois investigavam atividades de crime organizado no Mato Grosso quando chegaram ao nome do empresário Ronan Maria Pinto, apontado como um dos cabeças do crime organizado em Santo André (SP).

Ronan seria sócio do bicheiro João Arcanjo Ribeiro, o Comendador Arcanjo, em empresas com sede em Cuiabá. A partir daí, surgiu uma nova linha de investigação do caso Celso Daniel, com o envolvimento da Arcanjo na morte do então prefeito de Santo André, assassinado em 2002.

Durante as investigações no Mato Grosso, o juiz Julier da Silva condenou Arcanjo a 37 anos de prisão por lavagem de dinheiro e comando de organização criminosa.

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=168283

01/12/2005 - 15h30

CPI INVESTIGA ENVOLVIMENTO DE ARCANJO NA MORTE DE CELSO DANIEL

Diário de São Paulo

A CPI dos Bingos no Senado investiga uma suposta ligação da morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP), com um dos maiores chefes do crime organizado do país: João Arcanjo Ribeiro, o Comendador Arcanjo, preso no Uruguai desde 2003, acusado de comandar uma quadrilha com ramificações em cinco estados e de sonegar R$ 842 milhões à Receita Federal.

A possível ligação entre os dois casos foi citada por uma ex-funcionária de Arcanjo, em Mato Grosso. Ameaçada de morte, ela foi incluída no programa de proteção a testemunhas de São Paulo.

A nova testemunha, cujo nome é mantido sob sigilo, fez a denúncia em setembro de 2003, já sob proteção especial. A coordenação do programa repassou ao Ministério Público de São Paulo uma carta na qual ela conta, dois anos depois, que empregados de Arcanjo lhe relataram conversas na casa do patrão. Num desses diálogos, o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, teria dito que estaria planejando a morte de Celso Daniel.

O promotor Roberto Wider, responsável pela reabertura do caso Celso Daniel, confirmou ontem que chamará a nova testemunha para depor.

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=160665

28/11/2005 - 06h58

INVESTIGADOS NO CASO CELSO DANIEL SERÃO OUVIDOS PELA CPI DOS BINGOS

Redação 24HorasNews

Senadores da CPI dos Bingos estarão em São Paulo nesta segunda-feira (28) para tomar depoimentos de pessoas investigadas no caso do assassinato do prefeito petista de Santo André (SP), Celso Daniel. Serão ouvidos Sérgio Gomes da Silva - o Sombra -, José Erivan Aleixo da Silva, Ivan Rodrigues da Silva, José Edison da Silva, Itamar Messias da Silva dos Santos, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, Elcyd Oliveira Brito, Marcos Roberto Bispo dos Santos, José Márcio Felício, conhecido como Galeão, José A. dos Santos da Silva, Derney Luiz Gasparin e Ailton Alves Feitosa.

Sobre as investigações envolvendo o nome do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nesta terça-feira (30) a CPI tomará o depoimento de Ademirson Ariovaldo da Silva, assessor do ministro. Na quarta-feira (30), será ouvido o promotor de Justiça, Roberto Wider, que participa do inquérito sobre o assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel (PT).

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=160134

/body>