sexta-feira, outubro 13, 2006

13/10/2006 - 08:23:09

Saldo das pesquisas de intenção de voto da semana reacende crise interna na campanha de Alckmin

por Luís Costa Pinto

Foi uma madrugada insone esta última, no Recife, para onde se deslocou o comando político da campanha presidencial de Geraldo Alckmin. O candidato estava lá, para onde voou de surpresa depois de ter participado das celebrações pelo dia de Nossa Senhora Aparecida no interior de São Paulo. A presença de Alckmin no ato e a generosa divulgação do fato no Jornal Nacional, da Rede Globo, programa jornalístico de maior audiência da TV brasileira, longe de ser comemorada pelos estrategistas da aliança PSDB-PFL, foi vista com preocupação: o ex-governador de São Paulo, que dificilmente ganhará um voto a mais entre os católicos por ter ido a Aparecida do Norte no 12 de outubro, certamente reforçará as desconfianças contra si entre os eleitores evangélicos -- sobretudo entre os pentecostais, ramo majoritário no Brasil e onde vigora uma certa rivalidade com o catolicismo. A saia justa imposta pelo senador Eduardo Suplicy ao candidato, ecoada pelo JN e pela imprensa escrita, acentuou a dúvida sobre a classificação do programa na agenda: erro ou acerto? Entre a turma da ciência política que dá suporte a Geraldo Alckmin a certeza é de que a presença do candidato em Aparecida foi um erro.

A longa madrugada insone no Recife, porém, não se dedicou apenas a isso. A equipe de marketing político do tucano está perdida, sem rumo. As três pesquisas de opinião da semana, realizadas pelos insitutos Vox Populi, DataFolha e Ibope e fechadas respectivamente nos dias 9, 10 e 11 de outubro revelam uma evidente escalada ascendente do presidente Lula. Ao se contabilizar apenas os votos válidos o petista está a 10 pontos percentuais do adversário segundo o Vox fechado dia 9, a 12 pontos segundo o DataFolha fechado dia 10 e a 14 pontos segundo o Ibope fechado dia 11. A intenção de voto em Lula cresce em todas as regiões do país, inclusive no Sul, única região onde ele ainda perde para o rival tucano, e em todas as faixas de renda. E isso se dá justo na esteira de uma semana em que Alckmin tinha um evidente fato para celebrar: sua performance avassaladora e surpreendente no debate da TV Bandeirantes no domingo 8. O Alckmin agressivo, duro e direto que surgiu no debate foi excepcional para reforçar o voto dos eleitores mais ricos e mais esclarecidos que já votavam nele, mas parece ter acentuado a insegurança de eleitores ainda indecisos do rumo que dariam a seus votos. Essa turma, sugerem os dados estatísticos, passou a ser perguntar: "quem é, afinal, esse cidadão?". Na dúvida, depreende-se dos dados que saltam das planilhas, termina por preferir seguir com a opção mais conhecida, ou mais velha ou, até, na cabeça de alguns, "mais experiente".

Foram essas dúvidas que tomaram de assalto o comando político da campanha de Alckmin reunido na capital pernambucana com o candidato. Que rumo dar, agora, à campanha? O primeiro programa de TV do segundo turno, que foi ao ar na noite do dia 12, era reflexo da esquizofrenia interna da campanha: mal editado, confuso, lançou mão de pequenos trechos do debate da Band -- mas privilegiou aqueles momentos em que Alckmin ficou aquém de Lula, justo os trechos em que ele titubeou ao falar de propostas de governo e ao fazer balanços administrativos de sua gestão. O pedaço mais caro ao tucano, o primeiro bloco do programa da Band em que Alckmin parecia um Mike Tyson acantonando o contendor nas cordas do ringue, foi concentrado e desidratado em uma passagem de 12 segundos. Em estratégia diversa, o presidente da República fez um discurso duro contra erros da oposição no poder e cobrando omissões do adversário de hoje, pediu desculpas aos eleitores por não ter ido ao último debate do primeiro turno e abordou em seu discurso o tema "dossiê contra tucanos". Além disso, reforçou o discurso de que, no poder, PSDB e PFL venderam patrimônio público. Isso tem se revelado eficiente para que Lula conquiste apoios essenciais em uma seara que seria fundamental para Alckmin: os eleitores ideológicos do PSOL e do PDT.

Revigorado pelas pesquisas de opinião, Lula encerra a semana com foco e sabendo precisamente o que fazer nos próximos 15 dias até o pleito final. Alckmin, por sua vez, termina essa quadra zonzo como um maratonista que se surpreende ao poder vislumbrar o favorito à sua frente quando ambos cruzam o marco que delimita o terço final da prova, mas sabe que dali em diante podem lhe faltar fôlego e musculatura.

http://www.quidnovi.com.br/fm_noticia.php?id=595

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