TSE determina que Veja retire outdoors com imagem de Alckmin
Por Maurício Savarese
SÃO PAULO (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a revista Veja retire das ruas os outdoors com a capa da edição desta semana, que dá destaque ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, informou a assessoria de imprensa do tribunal.
A decisão foi proferida na noite de terça-feira pelo plenário do TSE, que acolheu um pedido da coligação do presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A revista terá de remover a publicidade no período de 24 horas após a notificação judicial.
Segundo o ministro Ari Pargendlero, relator da ação movida pela campanha do presidente Lula, a Veja pode não ter tido a intenção de fazer propaganda de Alckmin, mas "a exposição da capa que traz o candidato à Presidência da República implica na mesma situação vedada pela legislação eleitoral".
As regras, bem mais rígidas nestas eleições, proíbem o uso de grandes outdoors em favor de candidatos.
O voto de Pargendler foi acompanhado pelos ministros Caputo Bastos, Gerardo Grossi, Cezar Peluso e José Delgado. A exceção foi o ministro Carlos Ayres Britto, para quem a revista "tratou os candidatos isonomicamente", uma vez que Lula também apareceu em outdoors da Veja quando uma capa foi dedicada a ele.
© Reuters 2006. All Rights Reserved.
http://br.today.reuters.com/news/newsArticle.aspx?type=domesticNews&storyID=2006-10-11T154701Z_01_N11209214_RTRIDST_0_BRASIL-BRELEICAO-OUTDOOR-ALCKMIN-POL.XML
<< Home