terça-feira, abril 25, 2006

PF DIZ TER INDÍCIOS DE PROPINA EM FURNAS

Jornal O Globo – 25/04/2006

BRASÍLIA. A Polícia Federal descobriu indícios de fraudes e pagamentos de propinas relacionados a contratos de fornecedores de serviços e obras de Furnas Centrais Elétricas. Os indicativos de irregularidades são apontados em relatórios reservados da Controladoria-Geral da União e do serviço de inteligência da PF. Em novembro do ano passado, o lobista Nilton Monteiro acusou o ex-diretor de Planejamento da estatal Dimas Toledo de operar um caixa dois para financiar campanhas eleitorais, principalmente de políticos do PSDB e do PFL.

Foram encontradas irregularidades em contratos de empresas supostamente vinculadas a Toledo. Em depoimento à PF e ao Ministério Público em novembro do ano passado, Monteiro acusou Toledo de envolvimento num esquema de irregularidades em contratos de Furnas com fornecedores. Segundo ele, empresas interessadas em contratos com a estatal abasteciam um caixa dois destinado ao financiamento de campanhas eleitorais.

Monteiro até apresentou à PF a cópia de uma lista de supostos beneficiários do esquema. Com base em laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), a PF desconsiderou a lista, aparentemente falsa, mas intensificou as investigações. Nas últimas semanas, depois de cruzar informações do serviço de inteligência com o resultado preliminar de uma auditoria que a Controladoria-Geral está fazendo em Furnas, a PF chegou à conclusão que algumas das denúncias de Monteiro são consistentes.

— A lista nunca foi determinante no curso das investigações. O inquérito foi aberto muito antes do surgimento desse documento — disse um delegado. A PF deve intimar Nilton Monteiro para depor novamente sobre o caso.

http://oglobo.globo.com/jornal/pais/246944960.asp

/body>