terça-feira, outubro 24, 2006

20/10 - 9:00

Melki Donadon presta depoimento na PF e pode desencadear novo escândalo político em RO



O ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PMDB), pode abrir hoje mais um capítulo de escândalo político em Rondônia, a partir do seu depoimento que está sendo prestado na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Polícia Federal em Porto Velho.

Melki é peça fundamental na suposta fraude nas eleições 2006, pois de acordo com declarações dele prestada ao jornalista Fábio Camilo, do site Foto Imprensa, foi aliciado por emissários de técnicos de informática do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) para integrar um esquema de desvio de votos nas urnas eletrônicas, caracterizando a fraude.

A denúncia é forte e pode ocasionar um escândalo tão grande quanto o que foi acarretado pela “Operação Dominó”, ocorrida em agosto deste ano, quando magistrados, parlamentares e assessores foram presos e denunciados por desvio de dinheiro público, improbidade administrativa e crime de peculato.

De acordo com denúncia feita na Polícia Federal, e o processo instaurado pelo superintendente Joaquim Mesquita, com base na determinação encaminhada pelo presidente do TRE/RO, Gabriel Marques, técnicos de informática do TRE do estado teriam procurado candidatos a vários cargos eletivos e oferecido “eleição garantida” através de desvios de votos de outros candidatos. A denúncia teve início com notas veiculadas pelo jornalista Roberto Kuppê no seu blog.

http://www.rondoniaovivo.com/exibenot0.php?id=20826


13/10 - 10:21

Gabriel Marques solicita investigações do MPE e Polícia Federal para apurar denúncias de fraude nas Eleições

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o desembargador Gabriel Marques de Carvalho, encaminhou na última quarta-feira (11), ofícios ao procurador regional eleitoral, Sílvio Amorim (Ofício nº 406/06/GP), e ao superintendente da Polícia Federal, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita (Ofício nº 407/06/GP), solicitando investigação sobre as denúncias de possível fraude nas eleições no Estado, conforme denúncia veiculada pelo jornalista Roberto Kuppê, no seu blog.

As denúncias mencionam nomes de políticos que teriam sido aliciados por pessoas que se propunham a fraudar as eleições de 2004 e a deste ano.

Gabriel manda através dos ofícios a Polícia Federal e o Ministério Público Eleitoral ouvirem o jornalista Roberto Kuppê e as pessoas citadas em sua coluna, como: o ex-prefeito Melki Donadon, o radialista Fábio Camilo, o deputado estadual eleito Tiziu da Rondomotos (PMDB) e o ex-deputado federal Oscar Andrade (PL).

Diz o teor dos Ofícios:

(...) Encaminho a Vossa Excelência xerox de noticiário do blog do jornalista Roberto Kuppê, mencionando nomes de político que teriam sido aliciados por pessoas que se propunham a fraudar em seu favor as Eleições de 2004, inclusive a deste ano de 2006, com cópia da solicitação feita ao Procurador Regional Eleitoral, para a devida investigação.

Atenciosamente,

Desembargados Gabriel Marques de Carvalho

Presidente do TRE-RO

http://www.rondoniaovivo.com/exibenot0.php?id=20612

Leia Também:

1 - PF INVESTIGA DENÚNCIA DE FRAUDE NO 1º TURNO

2 -PESQUISADORES ENCONTRAM GRAVES FALHAS EM URNA ELETRÔNICA - IDGNow e Paulo Henrique Amorim

3 - 16/10/2006 15:36h RUI COSTA PIMENTA: “QUAL O TOTAL DOS VOTOS



13/10 - 9:23

Roberto Kuppê rebate nota de deputado eleito e diz que vai acioná-lo judicialmente

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO JORNALISTA ROBERTO KUPPÊ

BRASILIA (13/10/2006)

A despeito de "Nota de Repúdio" assinada pelo deputado estadual eleito Tiziu da Rondomotos (PMDB-RO), onde ele se diz "exposto na mídia eletrônica nesta semana, feito de forma inescrupulosa pelo senhor Roberto Kuppê", enfatizando que a mesma "não contém qualquer fundo de verdade", e destacando que "trata-se de uma mentira", temos a dizer que não inventamos o fato, tendo obtido esta informação a partir de uma gravação que será apresentada à Polícia Federal em Brasília, ainda no dia de hoje.

Quanto a este trecho da "Nota de Repúdio" do senhor deputado eleito: "De forma que fica evidente meus irmãos rondonienses, que a notícia publicada pelo senhor Roberto Kuppê, é uma tentativa vil de tentar criar uma situação ridícula para tirar proveitos financeiros ao usar meu nome em sua insignificante publicação", temos a considerar que esta é uma acusação grave contra este jornalista que será interpelada via judicial. Em nenhum momento, nos dirigimos a quem quer que seja, a exigir compensação financeira. Estamos nos sentindo bastante indignado com esta "Nota de Repúdio", aliás, pessimamente escrita, principalmente onde afirma que "as notícias veiculadas são frutos de uma grande mentira descabida e inventada por parte do senhor Roberto Kuppê e seus comparsas", pelo que, enfatizamos, vamos acionar o senhor deputado estadual eleito para que prove que este jornalista tem "comparsas", termo que geralmente se refere a bandidos. Que, se existe alguém acusado de cometer crimes não é este jornalista, e sim o senhor deputado estadual eleito, Tiziu da Rondomotos. O único objetivo da apuração destas denúncias é levar à opinião pública a verdade, somente a verdade.

Brasilia, 13 de outubro de 2006

Roberto Kuppê

Rondoniaovivo.com


MELKI DONADON DEPÕE NESTA SEXTA, 'AS 8 HORAS

BRASILIA-O ex-prefeito de Vilhena e ex-candidato ao Senado Federal, Melki Donadon (PMDB-RO) vai depor na manhã desta sexta-feira, as 8 horas, na Polícia Federal, em Porto Velho. Ele denunciou que um empresário procurou um dos assessores dele para propor a eleição garantida ao Senado Federal, em troca de R$ 300 mil. Segundo Donadon, o emissário teria dito que a fraude se daria diretamente na urna eletrônica por um técnico do próprio TRE de Rondônia. Ainda segundo Melki, o irmão dele, Josué Donadon, que recebeu a proposta, teria sido ameaçado de morte nesta semana, após denúncia divulgada amplamente pela imprensa.

19 Oct 2006 by Roberto Kuppê

http://www.robertokuppe.com/


AINDA ESTAMOS AGUARDANDO INTIMAÇÃO DA PF

BRASILIA- Para entrar em contato com este bloguista, via fax, para efeito de entrega de intimação, estes são os telefones: 061-3311-4451 e 61-3311-1173. Embora as denúncias de fraudes nas urnas eletrônicas sejam graves, até o presente momento ainda não fomos notificados pela PF.

19 Oct 2006 by Roberto Kuppê

http://www.robertokuppe.com/


MEDO? IMPRENSA DE RONDÔNIA SILENCIA SOBRE FRAUDE ELEITORAL

BRASILIA-Silêncio total. A imprensa rondoniense, com raras exceções de alguns sites de notícias e um jornal diário, nada está falando sobre a posível fraude eleitoral que poderá anular as eleições de Rondônia. O silêncio é preocupante. A lei da mordaça pode ter sido implantada no estado de Rondônia.

http://www.robertokuppe.com/


DEPUTADO FEDERAL ELEITO, ERNANDES AMORIM, TAMBÉM TERIA SIDO ABORDADO PELA GANGUE DA URNA ELETRÔNICA

BRASILIA- Informações dão conta de que o ex-senador e deputado federal eleito, Ernandes Amorim (PTB-RO), teria sido sondado por emissários da gangue da urna eletrônica, para garantir a eleição dele a Câmara dos Deputados. Segundo fontes, Amorim não aceitou pagar os R$ 200 mil cobrado pela gangue. Eleito com apenas 26.573 votos, Amorim acha que foi roubado. Ele contava com pelo menos 40 mil votos na região da Grande Ariquemes, da qual é líder absoluto. A gangue opera, desviando votos de um candidato para outro, em troca de compensação financeira.

http://www.robertokuppe.com/

/body>