terça-feira, outubro 17, 2006

17/10/2006

‘Não sou contra privatizar a Petrobras’, diz FHC

Folha Imagem
Fernando Henrique Cardoso tornou-se um excluído. Excluíram-no da formulação do programa de governo de Alckmin. Excluíram-no da propaganda eletrônica. Excluíram-no do roteiro de viagens. Excluíram-no das platéias dos debates. Excluíram-no da campanha, enfim.

Consternado com a situação, Lula inscreveu FHC num programa que lançou no início da campanha presidencial: o Bolsa Comparação. Corrigiu uma injustiça. Homem de reconhecida vaidade, FHC voltou ao noticiário. Submetido a rações diárias de cotejo administrativo, apanha nas páginas dos jornais, à mesa do café; no telejornal do almoço e no Jornal Nacional.

Abandonado pelos seus, o ex-presidente, vez por outra, vê-se compelido a saltar do porão para fazer a própria defesa. Há poucos dias, lançou uma carta à “militância tucana”, seja lá o que isso venha a ser. O texto irritou os amigos e divertiu os inimigos.

Nesta terça, FHC mordeu uma isca do petismo. Saiu da toca para, em entrevista à CBN (ouça), defender a sua gestão. Mordendo uma isca jogada nas águas turvas da eleição pelo petismo, discorreu sobre o processo de privatização. A coisa caminhava bem enquanto o ex-presidente falava do passado.

Ao tratar do presente, FHC sempre tão hábil no manejo das palavras, escorregou na própria língua. Disse que é demagogia do PT afirmar que um eventual governo Alckmin privatizaria a Petrobras. "Ninguém vai privatizar", enfatizou. Em seguida, deixou escapar: "Não sou contra a privatização da Petrobras".

O ex-presidente destruiu em uma frase todo o esforço que Alckmin empreende nos últimos dias para afastar de seus lábios o cálice privatista Lula tenta lhe impor. Nos próximos dias, o petismo irá acentuar a pregação segundo a qual o tucanato no poder não sabe senão vender patrimônio para pagar dívidas.

De resto, em resposta a Lula, que chamou Alckmin de "exterminador do futuro", FHC disse que seu sucessor é o "exterminador do passado".

Escrito por Josias de Souza às 15h13

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

/body>