quinta-feira, outubro 19, 2006

Resumo do Debate do SBT/Terra


22h38 - Ao Vivo - Debate é encerrado e mediadora agradece a presença dos candidatos.

22h37 - Ao Vivo - Alckmin diz que vai investir na geração de empregos e que começou a trabalhar aos 18 anos. "Sei como isto fez bem para minha auto-estima e quero isto para seu filho", diz o candidato.

22h36 - Ao Vivo - "Eu sei o que eu não vou fazer, eu não vou privatizar estatais pra partido nem vou dar cargos aos companheiros", diz Alckmin.

22h35 - Ao Vivo - Alckmin diz que PT teve sua oportunidade e que, em quatro anos, sob o ponto-de-vista ético, foi um "descalabro", que fracassou também sob os pontos-de-vista de gestão e crescimento.

22h34 - Ao Vivo - "Eu só peço a deus que, no dia 29, o povo reflita e veja como está o Brasil", finaliza o petista.

22h34 - Ao Vivo - "Eu queria dizer isso porque os números fluem na boca de uns muito facilmente", diz Lula, afirmando que o dado real é que "o passado condena alguns".

22h33 - Ao Vivo - "Eu quero que vocês saibam que temos dois projetos diferentes, um que governou oito anos o País e quatro anos São Paulo e não deu certo", diz petista. Candidato cita dados "para Alckmin anotar" em saúde, educação, segurança, entre outras áreas.

22h31 - Ao Vivo - Debate volta para as considerações finais. Lula inicia falando.

22h27 - Ao Vivo - Debate vai para o intervalo e volta para o quarto e último bloco, quando candidatos farão considerações finais.

22h26 - Ao Vivo - "Ele não conta que investimento em saneamento básico é investir em saúde", diz Lula, falando que já foram investidos R$ 10 bilhões na área. "Pra mim, prevenir é melhor", completa.

22h25 - Ao Vivo - "A nossa saúde não é perfeita, mas é muito melhor do que quando saúde era privilégio", diz Lula. "A primeira tarefa que vou fazer é investir na área", afirma candidato tucano.

22h22 - Ao Vivo - Candidato tucano pergunta a Lula sobre saúde, citando dados negativos do governo Lula. "O Alckmin faz parte de um tipo de gente que acha que investir em comida não é investir em saúde", diz o petista, citando novamente números na área.

22h21 - Ao Vivo - Alckmin volta a citar gastos com Aerolula e diz que propostas são diferentes porque ele pretende cortar gastos.

22h20 - Ao Vivo - "É fácil falar, difícil fazer", diz Lula, afirmando que as secretarias extras (Mulher, Desenvolvimento Social, etc) são de um "ganho incomensurável" ao País.

22h18 - Ao Vivo - "Nós somos diferentes, ele não vai cortar gastos, diminuir os 34 ministérios, deixar os 40 mil companheiros nos cargos de confiança", ataca tucano. "Vou respeitar seu dinheiro, vou fechar as torneiras do desperdício", diz Alckmin.

22h17 - Ao Vivo - Candidato petista diz que oposição só fala em "cortar gastos". "Com o orçamento comprometido, como você vai fazer para cortar gastos e se comprometer com uma pequena minoria?", pergunta.

22h16 - Ao Vivo - Lula diz que câmbio brasileiro está baixo porque há reserva de dólares. "Há 75 bilhões de reserva, é preciso que isto seja dito", destaca.

22h15 - Ao Vivo - Tucano diz que alta taxa de juro real está quebrando a indústria do País, como já quebrou a agricultura. "Mas campanha política vale tudo mesmo, até dizer que vai dar aumento para os aposentados. Demos aumento de 5%", afirma Lula.

22h14 - Ao Vivo - Lula diz que País cresceu, mas ainda pode crescer mais. "Nós somos diferentes, tem duas candiddaturas diametralmente opostas, ele acha que tá tudo bem", diz Alckmin.

22h13 - Ao Vivo - Candidato petista diz que o governo trabalhou para que todos pudessem crescer. "Quando um banqueiro quebra, o País se dá mal", destaca o candidato.

22h11 - Ao Vivo - Alckmin fala da alta taxa de juros, que chama de Bolsa-Banqueiro. "Imagina o que vocês pagavam de juros", ironiza Lula.

22h10 - Ao Vivo - "A eletrização no campo já existe há tempos em São Paulo", diz Alckmin, destacando que o governo Lula não irrigou um hectare. "Eu vi em Petrolina um canal juntando mosquito da dengue", ataca.

22h09 - Ao Vivo - "Eu acho que o Alckmin se faz de desentendido, porque o Luz para Todos e o Luz no Campo não têm nada a ver, o Luz no Campo atingiu poucas pessoas e era cobrado", rebate Lula.

22h08 - Ao Vivo - Tucano afirma que vai continuar e ampliar o Bosla Família. Alckmin ataca ações do governo federal na área de irrigação no campo. "Nós criamos o Luz no Campo", diz.

22h07 - Ao Vivo - "O candidato Lula é ótimo para mudar os programas de nomes", diz Alckmin. Tucano diz que o governo anterior tinha Vale Gás, PET e Bolsa Escola, que hoje o governo juntou e chamou Bolsa Família.

22h05 - Ao Vivo - "Sobre o tema de privatizações, não vou mais falar disso porque parece que vocês não gostam", começa Lula. Petista fala do programa Luz Para Todos.

22h04 - Ao Vivo - Começa terceiro bloco do debate entre Lula e Alckmin. Petista é o primeiro a perguntar.

22h03 - Ao Vivo - Neste segundo bloco, candidatos trocaram farpas em temas como saúde e privatizações. "Não tem nenhum problema privatizar, problema é dizer que vou privatizar BB, Petrobras", disse o tucano.

22h00 - Ao Vivo - Debate vai para o intervalo. No próximo bloco, os candidatos seguem fazendo perguntas livres entre si.

21h59 - Ao Vivo - "Não só sei como ajudei a saúde de São Paulo e dos oito anos que vocês governaram", diz Lula. "Tem muita gente no País que, quando vai se operar, vai pra fora e não sabe como é", completa.

21h58 - Ao Vivo - "Não é possível que o presidente ache que o País está condenado a crescer 2%", diz tucano. Candidato diz ainda que Lula não conhece saúde pública.

21h57 - Ao Vivo - "Já faz tempo que você foi na Santa casa de Pindamonhangaba, então espero que você vá para ver como melhorou", diz Lula. Petista diz ainda que seu governo mostrou que é possível crescer com distribuição de renda.

21h56 - Ao Vivo - "Obviamente que a saúde precisa melhorar e vai melhorar sempre", diz Lula, destacando que a área, entretanto, nunca esteve tão bem.

21h55 - Ao Vivo - Alckmin diz que petista afirma que saúde do País beira a perfeição. "Eu vou no mesmo hospital que o senhor, que é o Incor", ataca ainda.

21h54 - Ao Vivo - "Nós temos uma diferença aqui, e eu tenho pressa no crescimento", diz Alckmin. "Eu tenho preocupação com carga tributária, com juros, com redução de custos". afirma.

21h52 - Ao Vivo - Alckmin diz que, com privatização da telefonia, foram investidos R$ 100 bilhões no País. "Se tivesse dado errado, teria reestatizado". "Não tem nenhum problema privatizar, problema é dizer que vou privatizar BB, Petrobras", diz tucano.

21h50 - Ao Vivo - "O Lula tem os olhos voltados para trás, eu tenho para frente, para o futuro", diz tucano. "Nós somos diferentes, eu vou reduzir juros, vou reduzir impostos".

21h49 - Ao Vivo - Petista pergunta sobre privatizações, citando fatos do governo Fernando Henrique. "Responda, sem ficar nervoso", alfineta.

21h48 - Ao Vivo - Lula diz que brasileiro é inteligente e sabe como ele assumiu o governo. "Era uma década perdida e outra perdida", comenta. Lula diz que País não pode ser comparado nem com China nem Haiti, mas consigo.

21h47 - Ao Vivo - "A economia brasileira não está no ápice, mas está pronta para crescer", diz Lula, afirmando que aconomia crescerá nos próximos 15 anos. Alckmin diz que petista já teve sua chance. "E está pensando ainda nos próximos 15 anos", ataca.

21h45 - Ao Vivo - "O candidato Alckmin é daqueles que, se deu no NYT vale, senão não vale". "Vou te contar uma coisa, se tiver dúvida pergunta para o Serra, que é economista, no intervalo", diz Lula, citando dados de crescimento do País.

21h44 - Ao Vivo - Tucano mostra que revista The Economist publicou ranking de países e pergunta em que posição está o Brasil.

21h43 - Ao Vivo - Alckmin diz que vai priorizar educação fundamental.

21h43 - Ao Vivo - "O governo tem maioria para absolver mensaleiros, mas não tem maioria para aprovar o Fundeb", diz Alckmin. "Só conversa e conversa".

21h42 - Ao Vivo - "Eu penso que o povo brasileiro deve estar vendo que é mais fácil falar do que fazer", rebate Lula, que diz que Enem não mede qualidade de ensino, mas qualidade de quem é avaliado.

21h40 - Ao Vivo - "Nós não estamos aqui para discutir o Estado de São Paulo, estamos para discutir o Brasil. Já ganhamos em São Paulo com Serra", diz Alckmin, citando dados negativos do governo federal.

21h39 - Ao Vivo - "O candidato Lula está fazendo a mesma pergunta do debate anterior e eu já expliquei para ele, mas vou explicar de novo", alfineta tucano.

21h38 - Ao Vivo - Inicia o segundo bloco, com Lula perguntando. Petista questiona tucano sobre tema de educação, citando números de São Paulo.

21h36 - Ao Vivo - No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. As perguntas serão formuladas obedecendo o critério da alternância. Serão duas perguntas por cada candidato. Cada pergunta tem direito a réplica e tréplica.

21h35 - Ao Vivo - Neste primeiro bloco, candidatos falaram sobre agricultura, corrupção, saúde e segurança.

21h33 - Ao Vivo - Debate vai para o intervalo.

21h33 - Ao Vivo - "Sobre esta ironia do PCC, não há um líder de facção de criminosa que não esteja em penitenciária de segurança máxima", afirma o tucano, dizendo que o crime do colarinho branco o preocupa.

21h31 - Ao Vivo - Tucano diz que vai criar a Secretaria de Segurança e trabalhar de forma integrada com os governadores. "Pelo amor de deus, que o povo de São Paulo não ouça, senão teremos um PCC no País inteiro", diz Lula.

21h30 - Ao Vivo - Alckmin é sorteado a falar sobre segurança. Tucano diz que viajou por todo País e que não viu uma capital em que não houvesse, nas manchetes dos jornais, casos de violência. "O nosso problema é tráfico de armas", diz. "Nós sabemos de onde vem o problema e a omissão é total", completa.

21h28 - Ao Vivo - "Tá bom pro Alckmin porque ele não usa a saúde pública. Eu sei porque convivo com o povo brasileiro e posso dozer", afirma o petista.

21h27 - Ao Vivo - "Vamos tornar oftalmologia uma questão de saúde pública", completa o petista. "A saúde vai muito mal, estamos retrocedendo", ataca o tucano, que diz que tabelas do SUS não estão sendo atualizadas. "Aids piorou, hospitais do Rio entraram em colapso", completa.

21h24 - Ao Vivo - Lula é sorteado a falar sobre saúde. Candidato lê números, falando que recursos na área subiram mais de 50%.

21h23 - Ao Vivo - "Não é uma questão de uma nota só, mas 1,7 milhão de notas", rebate o tucano, que diz que caso não está sendo apurado e que sociedade tem direito de saber quem são os culpados.

21h23 - Ao Vivo - "Neste País, se costumava arrastar denúncia para baixo da mesa, para baixo do tapete, para baixo do sofá", diz Lula.

21h22 - Ao Vivo - "Culminamos com o escândalo do dossiê, quando petistas foram presos", afirma Alckmin. "Esta campanha vai terminar sendo a campanha de uma nota só", alfineta o petista.

21h21 - Ao Vivo - Alckmin fala que o tema é importante para o País. "Nós vimos, na atual gestão, que o problema não é pontual, mas endêmico". Tucano cita escândalos dos Correios, Visanet, Secretaria da Comunicação.

21h19 - Ao Vivo - "Nós criamos o seguro agrícola para nos livrar das crises", completa Lula. Alckmin é sorteado a falar sobre corrupção.

21h19 - Ao Vivo - "Quem vai pagar a conta é o consumidor, com os preços altos, como do trigo", diz o tucano. "O candidato Alckmin às vezes comete alguns equívocos", rebate Lula.

21h18 - Ao Vivo - "A agricultura brasileira foi levada pela omissão do atual governo e pela maior crise dos últimos 40 anos", diz Alckmin.

21h17 - Ao Vivo - "Com os investimentos que estamos fazendo, o agricultura não terá mais problemas com intempéries", afirma o petista.

21h17 - Ao Vivo - Candidato petista diz que o Orçamento é o maior para a área nos últimos 30 anos. "Saltamos para R$ 10 bilhões para agricultura familiar em 2006/2007", declara.

21h15 - Ao Vivo - No sorteio, Lula fala sobre o tema agricultura. Candidato cumprimenta eleitores. "Este é um dos pilares mais importantes do País", declara.

21h13 - Ao Vivo - No primeiro bloco, serão sorteados dois temas para cada um dos candidatos. Os temas serão: saúde, educação, segurança, emprego, corrupção, distribuição de renda, habitação e agricultura. As respostas serão dadas por cada um dos candidatos, cabendo réplica e tréplica.

21h13 - Ao Vivo - Inicia o debate entre Alckmin e Lula no SBT. Ana Paulo Padrão apresenta as regras.

21h08 - Ao Vivo - Na chegada aos estúdios, Lula disse que não espera "absolutamente nada" do adversário e que Alckmin é maior de idade e pode dizer o que quiser no debate. Lula disse ainda que, apesar das pesquisas, "o jogo continua no zero e zero". Alckmin não quis comentar sobre suas estratégias, segundo a rádio CBN.

21h06 - Ao Vivo - O debate tem previsão de duração de uma hora e meia e será feito no estúdio 1 do Complexo Anhanguera, sede do SBT.

21h03 - Ao Vivo - Alckmin chegou aos estúdios do SBT, em São Paulo, por volta das 22h20. Lula chegou logo depois. O candidato tucano afirmou que o País pode ser bem melhor em pontos como ética, serviços públicos e crescimento econômico. "Não há nada que sustente a mentira", declarou.

21h01 - Ao Vivo - O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou hoje que o candidato petista se preparou durante a tarde para o evento, lendo textos. Tarso afirmou ainda que Lula está preparado para perguntas sobre a compra do dossiê contra tucanos.

20h59 - Acompanhe em instantes - O Terra transmite o vídeo do segundo debate entre Lula e Alckmin, com previsão de início às 21h10.

20h58 - Ao Vivo - O debate do SBT, transmitido pelo Terra, será dividido em quatro blocos e terá mediação da jornalista Ana Paula Padrão.

20h57 - Ao Vivo - O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta quinta-feira que Luiz Inácio Lula da Silva está "destruindo seu simbolismo" e que se "tornou um político qualquer".

20h53 - Ao Vivo - Vox Populi: Lula tem 22 pontos de vantagem sobre Alckmin

20h50 - Direto dos estúdios do SBT - Sobre as perguntas que fará a seu adversário, Lula declarou: "Eu tenho as minhas e ele as dele no bolso do colete".

20h48 - Direto dos estúdios do SBT - O presidente Lula disse que sua expectativa para o debate é que sejam discutidos os grandes temas do Brasil e que os dois candidatos possam apresentar propostas para a população. "Não é o primeiro debate que eu participo e cada candidato tem uma característica própria", afirmou.

20h42 - Ao Vivo - O coordenador da campanha à reeleição do presidente Lula e atual presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o partido está abrindo mão do sigilo bancário do diretório nacional e da campanha. As informações são da rádio CBN.

20h38 - Ao Vivo - PM reforça segurança na entrada do SBT para debate

20h38 - Para quem chegou agora - O Terra transmite o debate entre os candidatos Geraldo Alckmin e Lula, na noite desta quinta-feira, no SBT. Este é o segundo debate entre tucano e petista. O programa tem previsão de iniciar às 21h10.

20h36 - Direto dos estúdios do SBT - Na chegada aos estúdios onde acontecerá o debate, Alckmin afirmou que o Brasil pode ser bem melhor em pontos como ética, serviços públicos e crescimento econômico. "Não há nada que sustente a mentira", afirmou, se referindo às acusações de privatização. Ele chegou às 20h20min.

20h34 - Ao Vivo - Alckmin e Lula já chegaram à sede do SBT. O candidato tucano chegou primeiro e afirmou que pretende desmentir a "boataria" sobre privatizações, segundo a rádio CBN.

20h29 - Ao Vivo - Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira, a última antes do debate, aponta Lula com 61% dos votos válidos, contra 39% de Alckmin.

20h25 - Ao Vivo - O primeiro debate entre os candidatos foi marcado por ataques entre petista e tucano. A compra do dossiê foi um dos assuntos mais tratados por Alckmin. O candidato afirmou que queria saber a origem do dinheiro para a compra do documento "fajuto".

20h20 - Ao Vivo - Em evento na sede da Força Sindical ontem, em São Paulo, Alckmin afirmou que ainda acredita em virada. "Na nossa pesquisa interna, a diferença é de cinco pontinhos", declarou.

20h18 - Ao Vivo - O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, afirmou hoje que o candidato petista se preparou durante a tarde para o evento, lendo textos. Tarso afirmou ainda que Lula está preparado para perguntas sobre a compra do dossiê contra tucanos.

20h15 - Ao Vivo - O segundo debate entre Lula e Alckmin terá quatro blocos e será mediado pela jornalista Ana Paula Padrão. O primeiro aconteceu na rede Bandeirantes.

/body>