quarta-feira, outubro 18, 2006

18/10/2006 16:11

O Brasil quer Lula
Blog do Zé Dirceu

O jornalista Franklin Martins faz uma boa análise hoje, em seu blog, sobre o resultado da pesquisa do Datafolha divulgada ontem. Seguem alguns trechos do texto, que pode ser lido, na íntegra, neste link.

1. Lula cresceu e Alckmin caiu em todas as regiões, em todas as faixas de renda e em todos os segmentos de escolaridade. Os movimentos são, portanto, consistentes e homogêneos.

2. À luz desses números, não se sustenta a tese de que Lula seria o preferido do Brasil atrasado, enquanto Alckmin venceria no Brasil moderno.

3. Quando se decompõe o eleitorado por renda mensal, Lula já ultrapassou otucano na faixa de 5 a 10 salários mínimos (52% a 48%), onde, dez dias atrás, o ex-governador de São Paulo vencia por dez pontos de diferença.

4. Vale destacar que, em termos de escolaridade, o presidente somente é derrotado entre os que possuem curso superior, mas a diferença, que andou acima da casa dos 20 pontos na virada do segundo turno, encurtou para doze (56% a 44%).

5. Pode-se dizer que o jogo está jogado e que é impossível uma virada? Não, na vida nada é impossível. Mas... (Alckmin) teria de tomar mais de 900 mil votos de Lula por dia, todos os dias, até o dia da eleição, para impedir sua vitória.

6. É muito pouco provável que isso aconteça (...) Mas a simples constatação de que as chances de Alckmin dependem basicamente da intervenção do inesperado mostra como sua situação é complicada.

7. No segundo turno, sem a presença de azarões e nanicos, a disputa transformou-se num mano a mano entre os dois candidatos, que favoreceu e impôs a confrontação política. A campanha de Lula percebeu isso e forçou uma comparação entre o atual governo e as propostas da aliança do PSDB com o PFL.

8. Se as urnas vierem a confirmar as pesquisas e o presidente for reeleito, o PSDB e o PFL terão de passar por uma boa chacoalhada interna. Precisam entender que a bandeira de ética, por mais importante que seja, não pode ser um expediente para esconder a falta de propostas.

enviada por Zé Dirceu

/body>