terça-feira, setembro 26, 2006

PF decide investigar empresário ligado ao tucanato

26/09/2006

A Polícia Federal abriu nesta terça-feira, em Cuiabá, inquérito para apurar o suposto envolvimento do empresário Abel Pereira no dossiêgate. Pretende-se investigar também as suspeitas de que Pereira teria intermediado a liberação de verbas do Ministério da Saúde durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso.

O novo inquérito será conduzido pelo mesmo delegado que cuida do dossiêgate, Diógenes Curado Filho. O ponto de partida da investigação é uma representação protocolada no Ministério Público por Luiz Antonio Vedoin, sócio da Planam e chefão da máfia das ambulâncias.

No documento, ele diz ter efetuado pagamentos para Abel Pereira, em troca de desembolsos da pasta da Saúde. Vedoin sustenta na representação que Abel Pereira negociava com ele em nome de Barjas Negri, que tornou-se ministro da Saúde depois que José Serra deixou a pasta para disputar a presidência da República. Hoje, Barjas é prefeito de Piracicaba. Ele nega as acusações de Luiz Vedoin. Diz que Abel Pereira não tinha autorização para falar em seu nome no ministério. O empresário, por sua vez, afirma que não tinha acesso à pasta.

A PF irá investigar ainda a suspeita de que Abel Pereira teria tentado adquirir o dossiê montado por Luiz Vedoin antes do PT. A escuta telefônica instalada no celular de Vedoin revela que Abel discou para o dono do Planam no último dia dia 14 de setembro, véspera da sexta-feira em que a PF prendeu, em São Paulo, dois petistas com R$ 1,7 milhão. Ouvindo-se o grampo, percebe-se que Vedoin não atendeu aos telefonemas de Abel.

O empresário ligado ao tucanato foi mencionado também em depoimentos prestados à PF e ao Ministério Público por três petistas encrencados no caso da compra de dossiê: Jorge Lorenzetti, Oswaldo Bargas e Expedido Veloso. Os três disseram que Abel Pereira esteve em Cuiabá para tentar adquirir o dossiê. Sustentaram que o birô de espionagem do comitê reeleitoral de Lula dispõe de fotos que comprovariam a movimentação do empresário.

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

/body>