sábado, outubro 07, 2006

Roseana Sarney no banco dos réus

Por Tales Faria, no InformeJB

O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), é chamado no Congresso de Alemão, em referência à postura dura, quase prussiana, com que trata das articulações políticas. Ultimamente, Bornhausen tem sido até mais flexível, mas agora voltou ao velho estilo. Ficou muito irritado com a declaração da senadora Roseana Sarney, candidata ao governo do Maranhão pelo PFL, de que apoiará a reeleição do presidente Lula neste segundo turno, contra o tucano Geraldo Ackmin. Procurado pela coluna, em Santa Catarina, Bornhausen declarou:

- O PFL está formalmente coligado ao PSDB na disputa presidencial. Apoiar o candidato do partido contrário, o PT, é um gesto que colide com a legislação eleitoral e o estatuto do partido.

O presidente do PFL promete não fugir da encrenca nem render-se, de imediato, à força de Roseana Sarney no partido. Disse que está convocando uma reunião da Executiva Nacional da legenda, para o dia 17, a fim de discutir o futuro de Roseana. Pela legislação, a direção partidária tem autoridade até para expulsar a senadora, o que inviabilizaria sua candidatura no Maranhão. Bornhausen não se alonga sobre o assunto, nem adianta qual deverá ser a decisão da Executiva. Mas diz qual é sua posição pessoal:

- Eu acho grave esse anúncio de que apoiará um candidato que concorre contra a nossa chapa. Na minha opinião, é caso de punição. E, como presidente do partido, me cabe convocar a Executiva, a quem cabe uma decisão final. É o que tenho a dizer, por enquanto.(...)

http://www.quidnovi.com.br/fm_noticia.php?id=573

/body>