sexta-feira, outubro 20, 2006

Queda de tucanos em pesquisa local acirra disputa de votos no RS


Plantão Publicada em 20/10/2006 às 18h57m

Reuters

PORTO ALEGRE - A pouco mais de uma semana para o segundo turno das eleições, os candidatos presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), desembarcam neste sábado em Porto Alegre em busca de votos, uma disputa que deve ficar ainda mais acirrada com a queda da vantagem tucana detectada por pesquisa recente de um instituto local.

A visita dos presidenciáveis ocorre em meio a uma possibilidade de alteração na tendência do eleitorado gaúcho. Contrariando o crescimento da vantagem tucana, registrado nas primeiras pesquisas de intenção de voto, o Centro de Pesquisas do jornal "Correio do Povo" divulgou, nesta sexta-feira, um levantamento que mostra uma sensível redução na diferença dos tucanos sobre os petistas na corrida pelo governo do estado e pelo Planalto.

Segundo a pesquisa, as intenções de voto em Yeda Crusius (PSDB) caíram de 61,7% para 55%, enquanto as de Olívio Dutra (PT) subiram de 31% para 37,9%, em relação ao levantamento feito em 10 de outubro. A diferença entre os dois candidatos despencou de 30,7 para 17,1 pontos percentuais nesse período.

No mesmo intervalo, Alckmin caiu de 59,9% para 53,9% e Lula passou de 32,2% para 39,9% na preferência do eleitorado. Com isso, a diferença entre os dois presidenciáveis caiu de 27,7 para 14 pontos percentuais. A margem de erro nas duas pesquisas é de 2,1 pontos percentuais.

Esses números contrastam com o resultado obtido pelo Ibope em sua última pesquisa local, em 8 de outubro, quando Yeda aparecia com 63% das intenções de voto, ante 29% de Olívio. Já a dianteira de Alckmin sobre Lula era de 59% a 32%, segundo o levantamento do Ibope.

Na votação de 1º de outubro, a vantagem tucana no Rio Grande do Sul foi clara, consagrando Alckmin e levando Yeda para o segundo turno. Esse resultado contrariou as expectativas geradas pela maioria das pesquisas eleitorais, que apontava o favoritismo do atual governador e então candidato à reeleição pelo PMDB, Germano Rigotto, e mostravam Yeda e Dutra na disputa pelo segundo lugar.

O Rio Grande do Sul é o quinto maior colégio eleitoral do país, com mais de 7 milhões de eleitores. No primeiro turno, Alckmin obteve 55,76% dos votos, ante 33,07% de Lula. Em 2002, Lula havia vencido os dois turnos da eleição presidencial no estado.

Na disputa pelo governo gaúcho, Yeda teve uma votação de 32,9% contra 27,39% de Olívio.

Além de promover-se como autêntico representante dos valores gaúchos, em crítica sutil ao fato de sua adversária ter nascido em São Paulo, Dutra reproduz, no âmbito local, propaganda sobre o caráter privatizante do PSDB. Na sua defesa, a tucana responsabiliza o governo Dutra pela perda de investimentos, como a opção da Ford pela instalação de uma fábrica na Bahia.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2006/mat/2006/10/20/286179542.asp

/body>