quarta-feira, novembro 01, 2006

Lacerda rebate críticas de jornalistas à PF

Plantão Publicada em 01/11/2006 às 11h21m

Jailton de Carvalho - O Globo

BRASÍLIA - O diretor da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, reagiu nesta quarta-feira às criticas da "Veja" ao delegado Moysés Eduardo Ferreira. Segundo Lacerda, não caberia à revista escolher as perguntas que um delegado pode ou não pode fazer durante um interrogatório. Em nota divulgada ontem, a diretoria da revista "Veja" protestou contra perguntas que teriam sido feitas a três repórteres em depoimento ao delegado Moysés, na superintendência da PF em São Paulo.

- A PF deve ser censurada em seus questionamentos? Isso pode perguntar, aquilo não pode perguntar? - questionou Lacerda, depois de participar da solenidade de asteamento da bandeira em frente à sede da PF em Brasília.

Segundo ele, a PF abriu inquérito para investigar uma denúncia feita pela própria revista. Em matéria publicada há duas semanas, "Veja" acusou policiais federais de facilitar um encontro entre Freud Godoy, ex-assessor especial da presidência, e o advogado Gedimar Passos, um dos petistas acusados de envolvimento na compra de dossiê contra políticos tucanos.

- Após ouvir os policiais, a PF haveria de ouvir também a contribuição daqueles que têm o compromisso com o fato, com a verdade. Foi isso que a PF fez, intimou as pessoas que são repórteres e foi ouví-las na presença de uma advogada e do Ministério Público - disse Lacerda.

Lacerda afirmou que, no entanto, se a revista fizer uma representação formal apontando eventuais transgreções das normas internas, a Polícia Federal abrirá uma outra investigação para apurar a denúncia. Segundo ele, a polícia fará uma investigação isenta e desapaixonada:

- A PF tem um compromisso com a apuração da verdade, assim como a imprensa também tem. Sem partido e sem paixão.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2006/11/01/286488243.asp

/body>