quarta-feira, novembro 01, 2006

31/10/2006 14:01

Oposição desconversa e revela que não quer diálogo

A oposição está desconversando, e tanto FHC como Rodrigo Maia estão enganando a opinião pública. Lula não propôs pacto e nem pediu apoio ao seu programa de governo, mas sim disse que queria conversar com a oposição. Isso não é cooptação e nem negar o papel da oposição.

Sem propostas ou com medo, a oposição responde com evasivas, obviedades e placitudes, como fizeram FHC e Rodrigo Maia, ao dizer que o presidente tem líderes no Congresso que já falam com a oposição, que Lula apresente suas propostas ou as envie para o Congresso. Ou seja, não querem conversar.

Tomem nota: eles vão se atropelados pelos fatos. É só esperar e pagar para ver.

enviada por mino

31/10/2006 22:42

Os escritos n'O Globo

Foragido de uma peça de Moliére, Tartufo, o jornalista Ali Kamel, diretor de jornalismo da TV Globo, escreve hoje na página de Opinião do diário do grupo um artigo em que transparece a resposta à última edição de CartaCapital. Na revista, um editorial que começa por dizer que “milagre não houve, Lula ganhou”, enquanto o título da reportagem de capa afirma que “o povo não crê em bruxas”. Kamel assim intitula seu texto: “Nem Milagres, Nem Bruxarias”. Ao cabo, ministra uma lição de sabedoria. Mesmo os leitores que viveram com paixão a refrega eleitoral, “e onde há fatos viram conspiração; onde há notícias viram distorção; onde há isenção viram parcialidade”, se habilitam agora a entender “que a distorção não estava nos veículos, mas nos próprios olhos”. Iniciemos, portanto, uma procissão na rota do oculista. Claro que Kamel não se refere aos leitores que repudiaram o abaixo-assinado promovido pela Globo entre seus funcionários para responder às denúncias de CartaCapital, larguíssima maioria registrada pelo Observatório da Imprensa. Mas não é fato, definitivamente provado, que o Jornal Nacional adiou a notícia do acidente do avião da Gol para escancarar no vídeo a imagem do dinheiro do dossiê? E não é fato, reconhecido pelo próprio repórter, que o delegado Bruno teve um encontro privilegiado com César Tralli para lhe entregar uma cópia exclusiva? E por aí afora. Assim como, só para rememorar o passado, não é fato que a Globo implorou o golpe de Estado em 1964, para sustar a subversão em marcha, e que ainda estamos no aguardo da própria 42 anos depois?

enviada por mino

/body>