terça-feira, outubro 31, 2006

MAS, E O CESAR MAIA ?

O prefeito do Rio, Cesar Maia que no seu ex-blog, durante as eleições, resolveu dar dicas para a Heloísa Helena, Alckmin e a sua candidata ao governo do Rio, Denise Frossard. Os três perderam feio. Já sabíamos que o César Maia é um péssimo prefeito. Agora sabemos que ele é, também, um péssimo estrategista.

Roubada

Tenho um amigo e colega norteamericano que trabalha comigo no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e que duas vezes por ano dá aulas na NYU (New York University ) que me disse que se encontrou em NY com seu amigo pessoal, James Carville e sua mulher Mary Matalin que foram os estrategistas das campanhas do FHC em 94, Clinton e Bush.

Carville contou ao meu amigo que ele foi procurado, em meados deste ano, por políticos brasileiros de oposição, tentando contratá-lo como estrategista da campanha do Alckmin. Levaram para NY vários DVDs com imagens do Lula em várias situações, para que o Carville estudasse e conhecesse melhor o Lula.

Antes mesmo de receber os DVDs o Carville disse: - Conheço muito bem o Sr. Lula. Aliás, o mundo todo conhece muito bem o Sr. Lula. Vocês estão perdendo tempo e dinheiro. Ele é imbatível. Ele é um mito. Ele tem carisma. Não existe estratégia política que consiga vencer um mito e líder carismático. Em 94, o Lula ainda não tinha mostrado o que seria capaz de fazer se um dia fosse Presidente, por isso o FHC venceu. Agora é tarde.

Eu, Stanley, fui procurar saber qual a definição de carisma e cheguei até Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses três Filósofos tiveram, em épocas diferentes, a mesma percepção para os principais componentes que tornam uma pessoa carismática: inteligência, simpatia, sentimentos calorosos e, o principal deles: pureza de intenções.

Por outro lado, disse o meu amigo e eu também já desconfiava disso, não interessaria ao Bush que o Lula perdesse as eleições porque ele perderia o seu único interlocutor para a América do Sul e Central, capaz de dialogar e controlar o Evo Morales, Chávez e Fidel.

Coisa que seria quase impossível para o Alckmin ou qualquer outro da oposição e o Carville sabia disso tudo ou deve ter sido alertado pelo próprio Bush.
Stanley.

/body>