segunda-feira, outubro 23, 2006

Servidoras de PE fazem campanha para candidato e são presas

Da Agência estado

23/10/2006

18h05-A secretária de Turismo da cidade de Pesqueira (PE), Fátima Genu e a servidora pública Rosângela Rodrigues Barbosa foram autuadas em flagrante e presas no domingo à noite distribuindo brindes e santinhos em prol da reeleição do governador pernambucano Mendonça Filho (PFL). Elas participavam de uma reunião com cerca de 150 mulheres na Cooperativa de Rendeiras da cidade, a 215 quilômetros do Recife, no agreste.

O juiz da 55ª zona eleitoral, André Santana, fez o flagrante depois de receber denúncia. Ele apreendeu cinco sacos de linha específicos para a confecção da renda renascença, produto de exportação do município. As duas mulheres foram liberadas nesta madrugada, diante de pedido de liberdade provisória. Elas vão responder a inquérito policial. Rosângela é presidente da associação municipal das rendeiras.

De acordo com o juiz, o artigo 299 do Código Eleitoral proíbe a distribuição de brindes ou qualquer benefício em troca da promessa de voto. Ele remeteu o auto do flagrante esta segunda-feira para o Tribunal Regional Eleitoral, que poderá impor multa e até pedir impugnação da candidatura do governador-candidato através da procuradoria eleitoral. "A conduta é criminosa", afirmou Santana.

A assessoria jurídica da campanha majoritária do pefelista considerou o fato como "uma ação isolada", sem nenhum vínculo com a campanha de Mendonça. O prefeito de Pesqueira, José Eudes Tenório (PFL), aliado do governador-candidato, não foi localizado.

http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2687443&sub=Política

/body>