quarta-feira, maio 03, 2006

VERDADES DE ARCANJO

Da Redação, 03/05/2006 - 07:49h

Uma das poucas verdades ditas pelo ex-capo do crime organizado, João Arcanjo Ribeiro, na "coletiva" de ontem, foi que ele "está separado de Sílvia Chirata" e que a sociedade e a Justiça do Brasil são hipócritas com relação ao jogo do bicho. Foram dois momentos de sinceridade. Nos demais mentiu descaradamente.

Com relação ao jogo do bicho, Arcanjo foi autêntico: é um jogo popular, do povo, das classes menos favorecidas, que nunca foi regularizado porque rendia muitos dividendos para os políticos e autoridades policiais que viviam de achacar os "bicheiros".

Arcanjo era mestre em ser achacado e achacar, fazia isso pra sobreviver e fez com maestria durante mais de duas décadas, amparado por governantes fracos e por estruturas corruptas e fragilizadas, que ainda persistem por aí a fora. "Como no Nordeste. No Nordeste é um tranquilo", disse o bicheiro, para uma imprensa passiva e amedrontada.

Outra verdade: Arcanjo era e é um homem religioso que muitos bajulavam: "Não acredito que as pessoas tenham medo de mim. Quem me conhece, sabe que não sou essa pessoa violenta que dizem”. As pessoas queriam sentar ao meu lado (na igreja do Rosário)”.

A mais dura verdade: a surpresa com o fato de Antero ter admitido que esteve na sua fazenda. “Antes ele (Antero) dizia que nem me conhecia”, comentou.

Jornal Olhar Direto – Mato Grosso - http://www.olhardireto.com.br/news.asp?news=311819&sec=13

/body>