domingo, abril 30, 2006

EM DEPOIMENTO PARA A PF, ARCANJO DIZ QUE MAIS DE CINCO DEPUTADOS PEGARAM DINHEIRO DO BICHO

30/04/2006 - 12h30

Rubens de Souza
24 horas News


Mais de cinco deputados estaduais foram citados por João Arcanjo Ribeiro no depoimento que prestou para a Polícia Federal na manhã deste domingo, em sua nova residência, a Penitenciária de Pascoal Ramos. Mas o chefe do inquérito que apura o derrame de dinheiro sujo nas eleições de 1998 e 2002, delegado federal Tony Jean Barbosa de Castro não quis revelar os nomes destes parlamentares. Deixou escapar que apenas o ex-governador Dante de Oliveira foi citado nestas negociatas de Arcanjo, que em nenhum momento citou o nome do senador do PSDB Antero Paes de Barros.

Ao deixar a penitenciária, após ouvir o ex-chefão do jogo do bicho, o delegado federal Tony Jean Barbosa foi cercado pela imprensa que continua no portão do Pascoal Ramos esperando para falar com Arcanjo. Bastante evasivo disse que o comendador apenas confirmou o depoimento que já havia sido prestado por seu ex-contador Nilson Teixeira e citou nomes de vários políticos que foram beneficiados, mas assegurou que não existem provas documentais.

“O senhor Arcanjo confirmou o que a imprensa já tinha revelado sobre financiamento político”, Indagado se havia citado os nomes dos beneficiários, o delegado confirmou que sim, mas não quis citar nenhum deles. Revelou apenas que foram citados mais de cinco nomes de deputados que hoje estão na ativa na Assembléia Legislativa. “Segundo o delegado estes políticos estiveram nas factorings de Arcanjo, saíram com dinheiro mas o ex-chefão não citou se este dinheiro foi destinado para campanhas políticas.

Segundo o delegado estes nomes citados já são conhecidos no inquérito que esta em fase final de conclusão. Ele assegurou que agora pretende convocar todos os deputados citadas para que prestem esclarecimento. O único nome que o delegado confirmou foi o do ex-governador Dante Martins de Oliveira. “Todos sabem que o ex-governador está envolvido no inquérito”, disse.

Com relação ao esquema envolvendo o DVOP – Departamento de Viação e Obras Públicas, na administração Dante para o derrame de dinheiro do jogo do bicho para as campanhas políticas de 1998 e 2002 principalmente ao PSDB, o delegado disse apenas que Arcanjo esclareceu que este assunto era tratado diretamente por seu ex-contador Nilson Teixeira e que não tem muitos detalhes sobre a questão. “Arcanjo não desmentiu as informações que o Nilson Teixeira nos repassou. Apenas ele não tem muitos detalhes”, confirmou.

O delegado federal não esconde que saiu um pouco frustrado da audiência com Arcanjo e que esperava mais. Mas disse que o depoimento do comendador não é a peça chave embora vai enriquecer o que já tem. “Este depoimento vai fechar com o depoimento do Nilson”, ressaltou.

Outra questão abordada pelo delegado federal foi de que todo o dinheiro repassado aos políticos da Assembléia Legislativa foi feita diretamente nas factorings de João Arcanjo. “Ele confirmou que em 1998 e 2002 este dinheiro foi repassado via factorings. Agora vamos ouvir outros funcionários destas empresas para batermos todas as informações e fecharmos o inquérito”, disse, confirmando que ao final do inquérito vai chamar para depoimento todos os políticos que foram citados neste domingo por Arcanjo. Disse ainda que Arcanjo não confirma que o dinheiro liberado pelas factorings foi para as campanhas eleitoras, mas assegura que foram liberados para estes políticos.

Jornal 24 Horas News - Mato Grosso - http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=176282

/body>